Ar condicionado split – dicas antes de comprar

Nenhum comentário em Ar condicionado split – dicas antes de comprar

Ainda estamos na primavera mas a temperatura vem subindo e é bem possível que esese verão seja tão quente quanto o do ano passado. Então é hora de verificar o funcionamento do ar condicionado e, se for o caso, comprar um novo. E se houver a necessidade de comprar quase com certeza é questão de avaliar se vale a pena comprar um ar condicionado split.

O ar condicionado split veio para ficar. Melhor dizendo, veio para substituir o ar condicionado de janela. Em muitos países praticamente só existe ar split a venda – na China, por exemplo, a quase totalidade de ar condicionados vendidas é split. O mesmo deve acontecer no Brasil em poucos anos.

Infelizmente ainda existe muita mistificação em relação ao ar split no Brasil. Uma parte da culpa por isso cabe aos próprios técnicos de refrigeração que criam dificuldades para depois vender facilidades $$$ na instalação.

Abaixo mostraremos o que você deve saber ao comprar um ar condicionado split para não se arrepender depois

Por que tenho de pagar a instalação de um ar condicionado split ?

Ao contrário de um ar condicionado de janela, salvo você ser um técnico ou mecânico de refrigeração não conseguirá instalar corretamente o ar split, por falta das ferramentas necessárias.

Split em inglês significa dividido e é exatamente isso que ocorre com o ar split. A unidade que resfria o ambiente (chamada de evaporadora) é separada da unidade que contém o compressor (chamada de condensadora). A ligação entre elas é feita por meio de tubos de cobre e fios elétricos.

No interior desses tubos de cobre circula o gás R22 (popularmente conhecido como Freon). Só que antes de ser colocado o R22 na tubulação é necessário eliminar o ar atmosférico que existe dentro dela, o que é chamado de dar o vácuo. Esse processo é feito através de um equipamento chamado de bomba de vácuo. E na prática tirando técnicos e mecânicos de refrigeração, ninguém tem bomba de vácuo.
É indispensável dar o vácuo na tubulação. Sem ele o compressor irá se danificar em pouco tempo.

Se a pessoa que você contratou para instalar o seu ar split disser que não é necessário, gentilmente agradeça a ela e procure uma outra.

Você pode encontrar pessoas e empresas habilitadas a instalar ar splits em nossa seção de classificados. Embaixo você confere no vídeo uma instalação profissional de um split feito pela Helber Refrigeração, do Rio de Janeiro.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Z4gfCJDlM2U[/youtube]

Fonte: http://www.refrigeracao.net/ar_condicionado/ar_split.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *